segunda-feira, agosto 02, 2010

Manias que podem danificar seu cabelo!

images

Você nem percebe, mas algumas manias que fazem parte da sua rotina de cuidados com os cabelos podem danificar os fios.

  • Pressa na hora de secar
    Fazer escova no cabelo excessivamente molhado faz com que os fios fiquem expostos mais tempo ao calor do secador e favorece a quebra.

Nova atitude: Envolva todo o cabelo com a toalha e torça-o levemente, sem esfregar, para evitar o atrito. Só depois de retirar o excesso de umidade, recorra ao secador.

  •  Misturar vários produtos para fazer hidratação
    Algumas mulheres apostam em um coquetel de tratamento, como ampola de vitamina C, de vitamina A, máscara... Ao adicionarem um produto mais oleoso a outro que tenha uma textura encorpada, o resultado é um mix pesado, capaz de provocar descamação, caspa e irritação no couro cabeludo.

Nova atitude: Use um único creme potente ou, então, uma ampola de cada vez. Coloque o produto só nos fios (mantendo três dedos de distância da raiz). Essa regra só não se aplica a cabelos coloridos com tons superclaros, do tipo loiro-platinado, que sofrem com o ressecamento próximo do couro.

  • Condicionador ou máscara nos fios encharcados
    Além de diminuir a eficácia do produto, faz com que ele migre para o couro cabeludo, provocando a oleosidade.

Nova atitude: lave com xampu, enxágue muito bem e elimine o excesso de água com a toalha. Só depois aplique o condicionador ou a máscara capilar, mecha por mecha. Espere alguns minutos e enxágue muito bem. Parece óbvio, mas muita gente ainda comete o mesmo erro. Produtos como condicionadores e máscaras não foram elaborados para permanecer no cabelo. Se a intenção for essa, o correto é optar por um leave-in.

  • Do chuveiro para a rua
    Fios úmidos absorvem poeira e poluição. O couro cabeludo também fica saturado com a umidade e os resíduos de produtos capilares.

Nova atitude: seque totalmente os fios antes de sair de casa. Se estiver com pressa, em vez de lavar, apele para xampus a seco, que absorvem o excesso de óleo. Ou faça um rabo de cavalo.

  • Chapinha mal utilizada
    Tirar o excesso de umidade com a toalha, deixar os cabelos secarem naturalmente e depois usar a chapinha pode fritar fios. Além disso, em cabelos crespos, exige várias passadas de prancha na mesma mecha, danificando a fibra capilar.

Nova atitude: trabalhe com a escova e o secador e use a chapinha apenas para dar acabamento.

  • Colorir todo o cabelo a cada retoque de raiz
    Até alguns profissionais têm o hábito de sempre levar a coloração até as pontas no início do processo. Isso causa o acúmulo de pigmentação, o que dificulta a realização de mechas, por exemplo.

Nova atitude: peça ao profissional para retocar somente a raiz e, nos últimos cinco minutos finais do processo, “puxar” o produto para as pontas.

  • Tentar clarear cabelos tingidos com outra tinta
    Muita gente ainda acha que isso pode ser feito, mas é impossível. Outro erro comum é deixar a tintura mais tempo do que o indicado para tirar proveito dos ativos ou, então, por um período menor para não escurecer tanto os fios. Prolongar a aplicação não intensifica o resultado. E não respeitar o tempo de ação pode deixar o cabelo com uma cor de casca de cebola.

 Nova atitude: procure um profissional para orientá-la no processo de mudança. Para clarear cabelos tingidos com um tom escuro, é preciso fazer luzes ou passar por um processo de decapagem.

  • Tentar domar o volume e amansar os cachos com lavagens diárias
    Como os volumosos e cacheados geralmente não produzem oleosidade suficiente, o excesso de lavagem impede o óleo natural de chegar ao comprimento e às pontas.

Nova atitude: evite lavar todo santo dia. Impossível? Então intercale o uso do xampu normal com outro hidratante. Para dar um up nos fios, use um leave-in suave, indicado também para cabelos finos e ondulados.

  • Franja muito curta
    Atenção para as proporções: se os fios estão bem compridos, evite deixar a franja curta demais. Esse visual não favorece ninguém.

 Nova atitude: O ideal é mantê-la na altura das sobrancelhas quando o comprimento dos fios passa do nível do peito.

  • Não conversar com o cabeleireiro
    Além das fontes de informação disponíveis (jornais, revistas, internet), é cara a cara com o profissional que você resolve suas dúvidas. Ele pode explicar a melhor forma de usar no dia-a-dia o que foi feito no salão, indicar produtos e técnicas adequadas para obter diferentes looks.

Nova atitude: não tenha medo de parecer desinformada. Converse francamente com o cabeleireiro, peça dicas, conte suas experiências, relate suas dificuldades.

Fonte: Revista Elle

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan