terça-feira, fevereiro 15, 2011

Colorista dá dicas para deixar os cabelos com a cor do verão

mechas-californianas-350 A atriz Rachel Bilson aderiu aos fios mais claros / AP

As morenas que nos desculpem, mas o verão é das loiras. A estação mais quente do ano pede cabelos em tons mais claros, como se tivessem sido tocados pelo sol. E se você ainda não deu uma repaginada no visual, essa é a hora.
A colorista e júri do “Por um Fio”, Wanda Alves, indica que tipos de mechas e tons de loiro estão em alta e ainda dá dicas de cuidados para manter os fios bonitos e cheios de brilho. Confira!

Mechas embutidas

Para as que têm cabelo escuro, Wanda Alves indica as mechas embutidas, que podem ser feitas nos fios em volta do rosto. “Essa técnica é legal porque não exige muito retoque. As mechas são finas e mais aparentes quando se prende o cabelo. É ideal para quem tem fios escuros, pois dá brilho e luz ao rosto, criando uma moldura”, diz a colorista.

Ombré highlight: mechas em degradê são hit

Depois da mecha californiana, nos salões, só se fala em “ombré highlight”. São mechas em efeito degradê: o cabelo é escuro na raiz e, aos poucos, vai ficando mais claro. Até ficar num loiro californiano, apenas na ponta.
Desde o ano passado, o degradê estava retornado às cabeças. Mas no verão europeu, explodiu. Rachel Bilson , Alexa Chung e Drew Barrymore são algumas das celebridades que optaram pelo “ombré”. A semelhança com as californianas é notável. Há diferença?
“São mechas mais escuras”, explica João Bosco, colorista do Crystal Hair .“E não apenas nas pontas”. A coloração também difere: mel e castanho entram no tom degradê. O efeito pode ser sutil ou não, depende do estilo. Por isso, há uma vantagem: são de fácil manutenção

Corte define mecha

Quem deve adotar? Para o colorista, a resposta é simples: quem gostar do estilo. Ele é radicalmente contra modismos. “A coloração, hoje em dia, assim como a moda, é muito democrática. São muitas variedades e opções. Mais do que um modismo, é importante a cliente perceber o que fica melhor para ela”, diz.
O corte que define as mechas. Ele exemplifica: no caso de um cabelo inteiro, mechas de cima abaixo caem bem. Já em um corte repicado, iluminar apenas as pontas pode se suficiente.

Drew Barrymore e Alexa Chung também são adeptas dessa nova técnica. Fotos: AP

Mechas californianas

Outra técnica um pouco mais antiga, mas que ainda está em alta, são as mechas californianas. Apesar de terem sido ‘descaracterizadas’ nos últimos anos, Wanda Alves afirma que ainda vão fazer sucesso por muito tempo. “As pessoas começaram a descolorir demais os fios, deixando as pontas muito brancas. A ideia deste tipo de mecha é dar naturalidade aos cabelos, como se estivessem sido queimados pelo sol. O ideal é clarear até três tons abaixo do tom natural dos fios”, ressalta a colorista

Tons de loiro

Os loiros em tons de dourado ou marrom são os mais indicados para a estação. “Nada de clarear demais os fios ou usar os tons de cinza e amarelo. Eles exigem muita manutenção e, como no verão vamos muito à praia ou à piscina, os fios ficam detonados. Os tons dourados amarronzados são os ideais”, indica Wanda Alves.
No verão, o loiro platinado deve ser deixado de lado. “O loiro platinado é para o inverno, já que exige retoque constante e desgasta os fios. No verão, com o sal, o cloro e o sol, o cabelo não aguenta”, ressalta Wanda

Conheça as plantas que deixam os cabelos mais bonitos

A babosa encabeça as plantas que são muito utilizadas no tratamento dos cabelos / SCX

A sabedoria popular já colocou as plantas entre os itens indispensáveis de beleza. Não é para menos: ingredientes comumente encontrados em cosméticos, como o aloe vera, são extraídos de plantas – no caso, da babosa. E para os cabelos há plantas e ervas que os deixam bonitos, com a oleosidade controlada e até podem auxiliar no crescimento dos fios.

Antes de se aventurar a fazer o próprio composto, a dermatologista Érica Monteiro desencoraja ao explicar que há cuidados no uso.  “Ao usar a planta diretamente, não se sabe a quantidade, a concentração nem a contaminação", explica a dermatologista, que acrescenta ainda a importância do veículo ao qual está misturada a substância ativa – podem ser cremes, espumas, shampoo.
As plantas que fazem a cabeça
Conheça a seguir as propriedades de plantas popularmente conhecidas por serem aliados na beleza das madeixas e que, segundo a dermatologista, já ganharam a atenção dos pesquisadores.

  • Babosa
    A dermatologista explica que a babosa auxilia no tratamento dos fios que, com o uso de secadores, poluição e produtos químicos, ficam com as cutículas danificadas. “Da babosa é retirado o extrato que tem penetrabilidade nos fios, fecha as cutículas e melhora o brilho”
  • Jojoba
    A planta tem uma função semelhante à da babosa: “a jojoba tem o mesmo tipo de propriedade. É selante, tem ação antiinflamatória e antioxidante”.
  • Sálvia
    “A ação mais importante é a antiinflamatória”, explica Érica. Ela ressalta que esta é uma das propriedades mais importantes para o cabelo. Para potencializar o efeito: “o uso do silicone como veículo ajuda a selar a cutícula”.
  • Alecrim
    “Antiinflamatório, ajuda no controle da oleosidade”, explica Érica.
  •  Jaborandi
    “O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos”. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.
  •  Camomila
    “A camomila tem ação clareadora, promove a despigmentação do fio. Os cabelos ficam mais claros". Ela acrescenta que inclusive serve para os mais escuros. Mas para isso, a médica não recomenda usar o chá. “O veículo do chá, a água, acaba ressecando, desidratando o cabelo”. Vale investir em produtos com a substância.

Nada também de se expor ao sol para potencializar o efeito clareador. A dermatologista adverte que isso pode provocar manchas se o produto escorrer. “Os produtos não têm esta indicação. A química dos condicionadores, leave-in, reagem à radiação ultravioleta ao longo do dia. São feitos para aplicar e ficar exposto à radiação do dia”.

Hidratação e protetor solar

A colorista afirma que é essencial o uso de filtro solar em spray, já que com o sol os cremes acabam ‘fritando’ os fios. “Pode-se usar aquelas linhas solares de xampu e condicionador de uma boa marca. Enquanto estiver exposta ao sol, use a cada duas horas um bom filtro solar para cabelo. Nunca deixe água de mar ou de piscina nos fios. Sempre que puder, tire o sal e o cloro com água doce e passe o filtro solar. E na hora do banho, não esqueça de aplicar uma boa máscara hidratante”, indica.
Wanda Alves ainda ressalta que no dia a dia, a maresia também estraga o cabelo. Portanto, faça esses procedimentos mesmo quando for só passear na praia

Confira mais cuidados para quem tem cabelo loiro

Fonte: GNT Estilo / Por Ana Carolina Simões

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan