sexta-feira, setembro 10, 2010

Serviços de personal shoppers e personal stylists, antes restritos a artistas e famosos, atraem pessoas que querem um novo visual.

O serviço de consultoria de imagem e estilo está cada vez mais em alta no mercado fashion e começa se popularizar entre o público comum. Prova disso é que muitas lojas e sites especializados estão oferecendo este tipo de assessoria para seus clientes.

O OQVestir é um e-commerce que traz dicas da editora de moda Rosana Sperandéo. Com uma boa cartela de marcas, o site oferece sugestões de looks completos para o consumidor que tem dúvida de como combinar diferentes peças e estilos.

“Os clientes do site, em sua grande maioria mulheres, não são necessariamente fashionistas, pelo contrário, são pessoas comuns que querem encontrar formas novas de se vestirem. Temos muita procura por ideias de looks para o dia a dia que tenham algum charme, um diferencial. Também recebemos muitas perguntas sobre o que usar em ocasiões especiais, como casamentos e viagens”, conta Rosana.

Em São Paulo, o Shopping Iguatemi oferece aos seus clientes o serviço de personal shopper. O consumidor pode escolher ter um assessor, que o acompanha durante suas compras, ou uma apresentação em uma sala exclusiva, com peças escolhidas previamente que combinam com seu estilo. Os preços por consulta são um pouco salgados e variam entre R$ 250 e R$ 500. O shopping ainda criou um canal especial dentro de seu site, com dicas de moda de Silvana Bianchini, diretora da Dresscode International, empresa referência no mercado de consultoria de imagem.

"Meus clientes são pessoas que têm consciência da importância da imagem, mas não têm tempo para elaborá-la, ou seja, querem estar com o visual perfeito, só que nem sempre conseguem ir atrás de todas as tendências e fazer compras inteligentes", diz Silvana.

Para quem deseja um atendimento mais exclusivo entram em ação os personal stylists. Segundo a consultora de imagem e editora de moda Bia Paes de Barros, os clientes costumam procurar este tipo de serviço em momentos de transição, seja na vida pessoal ou no trabalho. “Já tive até casos de pessoas que sofreram uma grande mudança de peso e me procuraram para criar um novo guarda-roupa”, diz.

A primeira fase do processo é uma análise do perfil e do estilo do cliente. “Antes de tudo, preciso entender como ele quer trabalhar sua imagem pessoal. Pode ser uma necessidade mais direcionada para a vida profissional, para sair à noite, para o dia a dia, ou uma combinação de todas”, conta Bia.

Depois disso, o consultor faz uma limpeza no guarda-roupa. “Vejo o que precisa sair, o que pode ser reformado e faço uma lista do que está faltando. O cliente me passa o orçamento disponível e saio atrás das peças no mercado.”

Segundo Bia, consultores de estilo costumam trabalhar com uma grande variedade de marcas. “Não tenho nenhum tipo de restrição. Se o orçamento aguenta, vou atrás de uma grife especifica que tem, por exemplo, um corte de calça que sei que vai cair bem no cliente. Mas já cheguei a comprar toda a lista apenas em lojas de departamento."

No Brasil ainda não existem cursos de graduação para quem deseja se tornar um personal stylist, mas existem ótimos cursos de curta duração em instituições com o Senac, a Panamericana Escola de Arte e Design e a Escola São Paulo. A dica de Rosana é estudar bastante e estar sempre atento. "O mundo é uma eterna fonte de pesquisa. Olhe ao redor para entender bem os diferentes tipos físicos e o que valoriza cada um. Também acredito que é preciso conhecer o próprio estilo, mas jamais tentar impor suas ideias a ninguém, afinal, a moda é definida por quem a usa e você precisa saber como aconselhar sem se tornar tirânico."

Para Bia, o mais importante é gostar de trabalhar com pessoas. “É preciso ter muita delicadeza, pois trabalhamos a autoestima do cliente. Abrir um guarda-roupa é entrar na intimidade da pessoa. É preciso ter discernimento sobre o que dizer e respeito por peças que fizeram parte da história de vida daquele indivíduo."

Fonte: iG Moda

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