Por trás de uma celebridade bem vestida quase sempre há um personal stylist talentoso. Os visuais estonteantes que vemos nos sites e fotos de revistas são, na maioria das vezes, resultado de um trabalho cuidadoso e muito bem pensado, capaz até de transformá-las em um ícone fashion mundial.
O papel deste profissional na vida de uma celebridade é tão importante que elas chegam a pagar cerca de U$2.500 apenas pela a escolha de um look para o tapete vermelho. Um dos pioneiros a assumir a função de stylist de famosos, no ínicio dos anos 90, foi Phillip Bloch . Ele é conhecido por vestir suas clientes com muito brilho e glamour e já trabalhou com as maiores estrelas de Hollywood, como Nicole Kidman, Sandra Bullock e Halle Berry.
Muitos deles acabam também virando celebridades, como Rachel Zoe, que já cuidou da imagem de Keira Knightley, Nicole Richie e Lindsay Lohan, e que agora tem seu próprio reality show. Nicola Formichetti é outro bom exemplo, guru de estilo de Lady Gaga e responsável pelos looks que elevaram a cantora ao status de diva pop.
Aqui no Brasil, um dos nomes mais conhecidos é Thidy Alves, personal stylist de Adriane Galisteu há 14 anos, que ajudou a criar a imagem da apresentadora. “Antes da Adriane ninguém usava peças de passarela na TV aberta. Ela quis assumir essa função de popularizar a moda conceitual, ou seja, de informar seu público sobre o que está acontecendo no universo fashion.”
Thidy sabe que muitas vezes o grande público não está preparado para assimilar uma informação de moda muito nova. “Esse é o nosso desafio, encontrar uma tradução das novas tendências, que seja acessível para o grande leque de pessoas que admira Adriane”.
Ele trabalha 24 horas com a artista, e se sente parte da família. “ Estou sempre ao lado dela. Por exemplo, ela tem pânico de fazer mala. Sou eu que seleciono as peças que ela vai levar, de acordo com a viagem.”
Os stylists precisam entender o estilo do cliente e não podem se pautar pelo seu gosto pessoal. Sylvain Justum conta que passou por uma fase de adaptação quando assumiu o figurino da apresentadora Lilian Pacce, uma das mais importantes jornalistas de moda do Brasil. “Hoje em dia conheço bem a Lilian, então, a escolha dos looks é mais simples, mas, no início, tive que me adaptar ao gosto pessoal dela e à estética do programa. Agora, escolhemos as peças juntos, de uma seleção que proponho a ela na véspera das gravações. Fazemos uma prova de roupa onde levamos em consideração cor, shape e harmonia com a locação em que estaremos”.
Sylvain não costuma dar palpites no visual cotidiano da apresentadora. “Raramente dou alguma dica. Lilian tem um estilo muito bem definido na vida real. Eu seria quase inútil”, brinca.
O stylist Raphael Mendonça - que atende nomes que vão das modelos,Luana Ana Beatriz Barros, Raquel Zimermann, Isabeli Fontana e Naomi Campbell às atrizes Luana Piovani e Gisele Itié - trabalha de maneira bem pessoal com suas clientes.“Começo por um tour ao closet da cliente e literalmente jogo muitas peças fora, sou radical. Depois crio uma imagem conceito, para definir um estilo a ser seguido, de acordo com idade e meio social. Por fim, monto um book com referências e peças coringas para elas terem um guarda-roupa inteligente.”
Quando o assunto é o tapete vermelho, Raphael também é categórico. “Se for um red carpet à noite, sempre sugiro um vestido longo. Pode-se optar por um curto, desde que tenha brilho ou algo especial, que chame atenção. Salto baixo, jamais!
Para criar estes processos de trabalho, os profissionais estão sempre antenados, não só no que está sendo mostrado nas passarelas, mas no estilo de outras celebridades. Por isso, o iG Moda perguntou aos stlysts: Que outra figura pública vocês gostariam de vestir? Thidy adoraria vestir a atriz Meryl Streep. “Acho que ela precisa mostrar o que tem de bom, usar peças que valorizem seu corpo, que é incrível para sua idade. Escolheria looks mais ajustados ao corpo e eviatria aqueles volumes estranhos e ternos mal cortados que ela costuma usar”. Já Sylvain, gostaria de ajustar o visual do jogador português Cristiano Ronaldo. “Poderia por em prática minha paixão por moda masculina em alguém como ele, com potencial, mas com algumas arestas a serem aparadas”.
Para encerrar, Raphael revela a dica que dá a todas suas clientes famosas: “Se você não se sentir bem e não está confiante com a roupa que está no corpo antes de sair de casa, troque tudo! Por isso, sempre tenha um look coringa no seu armário, aquele que sempre funciona, para casos de emergência.”
Fonte: iG Moda
0 comentários:
Postar um comentário