quinta-feira, agosto 25, 2011

Verão 2012: o que vai estampar a próxima estação

British Colony  - Fashion Rio Verao 2012©Romeuuu

Deu Brasil. No que concerne às estamparias apresentadas na temporada do Verão 2012, os estilistas buscaram inspiração no próprio país, investindo em temas tropicais, florais e referências étnicas. Apesar dessa predominância, houve de tudo um pouco, como pontuou a editora de moda da “Folha de S.Paulo”, Vivian Whiteman: “Tem muita variação, hoje em dia se pensa tudo pra agradar gregos, troianos e quem mais tiver dinheiro para comprar”.

Influência ou não, o tropical também foi apresentado em algumas passarelas importantes da temporada de moda internacional, como na Prada, o que facilitou a assimilação do tema pelos consumidores, que podiam achar caricatural demais. “São sempre diluições de temas. Está em alta esse lance do tropical comportadinho, com folhagens e animais em prints discretos. Esse ‘tropicalzinho de madame’ já pegou”, explica Vivian.

As listras também apareceram em diversas passarelas no Brasil, em padrões de cores bastante variadas, e já conquistaram o público. Segundo Debora de Pierro, do WGSN, “as listras já são confirmações em vitrines de grandes marcas nacionais e internacionais”.

Quer uma dica de como usar as estampas da vez? Debora sugere listras em camisetas e vestidos de malha, e estampas em vestidos fluídos de tecidos nobres, como seda e cetim. Não sabe combinar? Não se preocupe, pois segundo Vivian, o jeito mais legal de usar é “tudo junto e misturado!”.

Aproveite!

TROPICAL

A estampa vedete da estação aparece tanto em maxi-folhagens, representações literais e mix de fauna e flora. Para quem não quer se embrenhar pelas matas, algumas marcas, como British Colony e Nica Kessler, fazem representações suaves desse tema.

tropical2_estampasPedro Lourenço, Ellus, FH por Fause Haten, Adriana Degreas ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

tropical_estampasEspaço Fashion, Triton, Nica Kessler, British Colony ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

LISTRAS

A dupla azul+branco, eternizada por Mademoiselle Chanel, evoluiu e agora aparece em todos os tons e espessuras possíveis, brincando com as cores do arco-íris. Tem para as conservadoras, tem para as modernas. É só escolher.

listras_estampasCoven e Colcci ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

listras1_estampasCavalera, Cori e Totem ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

FLORAL

Evocando romantismo, as flores bateram cartão no Verão 2012, e de diversas formas: pequenas aglomerações, flores enormes tomando todo o tecido, às vezes meio abstratas, em outras bem destacadas.

florais_estampasFilhas de Gaia, Reinaldo Lourenço, Coca Cola Clothing ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

florais1_estampasCavalera, Maria Bonita Extra, Andrea Marques e Alexandre Herchcovitch ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

ÉTNICA

Têca, Tufi Duek e Neon foram algumas das marcas que se jogaram na estamparia étnica, e cada uma apostou em um estilo, ora sofisticado, ousado ou bem literal. O consenso? Se divertir, misturar e não ter medo de experimentar.

etnico1_estampasPatachou, Neon e Têca ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

etnico2_estampas2nd Floor e Tufi Duek ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

BICHOS

Em vez da representação de apenas uma parte, por que não o todo? Nessa estação, as marcas atualizaram as estampas de bichos pelos próprios bichos, um jeito divertido e mais original.

animais_estampasCoven, Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Glória Coelho ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

FELINA

Se depender do Verão 2012, a estampa de onça tira folga, e dá espaço para o tigre, em representações nada tímidas. Em vez de detalhes, use em grandes doses.

onca_estampasEspaço Fashion e Andrea Marques ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

GEOMÉTRICA

As estampas geométricas são quase um clássico, e estão presentes em muitas coleções desse verão. Com mais ou menos contraste, são sempre coloridas e nada monótonas.

graficas_estampas2nd Floor, Totem, Cantão e TNG ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

graficas2_estampasAcquastudio, Samuel Cirnansck, Cori e OEstúdio ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

ABSTRATA

Não ter certeza do que se está vendo é a grande sacada dessas estampas, que fazem brincadeiras com flores disformes, pinceladas super coloridas ou até Hello Kitty, como fez Fernanda Yamamoto.

abstracionismo_estampas2nd Floor, Amapô e Fernanda Yamamoto ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

XADREZ

Outro clássico das estampas, o xadrez vem em cores atuais, brincando de mostra-esconde ou misturado à outras estampas, como fez a Ellus.

xadrez_estampas2nd Floor, TNG e Ellus ©Zé Takahashi/Agência Fotosite

Fonte: FFW / Por Stephanie Noelle

2 comentários:

Carmem Rejane disse...

Post maravilhoso.

Bjos.

http://www.carmemrejaneblog.blogspot.com/

Ludi Vaz disse...

@Carmem Rejane
:D
bjinhos,
Ludi Vaz

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan