segunda-feira, agosto 01, 2011

Smoking feminino

 le-smoking O "Le Smoking" de Saint Laurent

Foi nos anos 1960 que o termo “estilista” passou a substituir o “costureiro”. Foi também nessa década que a minissaia surgiu e que a magérrima e delicada Twiggy representou o padrão de beleza. Mas, mais importante ainda, foi em 1966 que Yves Saint Laurent desafiou a barreira entre o masculino e o feminino e inventou o smoking para mulheres – peça que ganhou variadas releituras ao longo dos anos e, hoje, está presente até nos tapetes vermelhos.

Em homenagem ao aniversário do estilista francês, que, nesta segunda-feira (1), completaria 72 anos – ele morreu em junho de 2008 –, reunimos dicas de especialistas para usar o smoking feminino. Elegante e sofisticado, o smoking é hit nos armários da top Kate Moss, que mostra perfeitamente como podemos adaptar elementos da peça no dia a dia.

A consultora de estilo Vanessa Akemi afirma que o smoking não é traje exclusivo da noite e pode ser usado de dia, sim. “Tente um modelo de cor clara”, sugere. Segundo ela, o smoking é indicado para eventos sociais e é uma boa opção para substituir o vestido e dar uma modernizada no visual. “É ideal para mulheres independentes e ousadas”, diz Vanessa. A especialista indica, ainda, combinar o paletó do smoking com vestido, short, jeans e outras peças contemporâneas – como faz muito bem Kate Moss. “A tendência do smoking está em alta novamente e vem com diversas leituras. O bacana é brincar com os elementos dos trajes”, completa a consultora de moda Lu Ribeiro.

 

 Veja abaixo dicas para usar o smoking de acordo com seu tipo de corpo:

  • Mulheres baixinhas

  • Apesar de se tratar de uma peça superdemocrática, é bom atentar para alguns detalhes na hora de vestir o smoking. Para as mulheres baixinhas, a dica de Vanessa é usar calça reta com a barra cobrindo o salto do sapato. Lu sugere também a cigarrete, que ajuda a alongar a silhueta. “Ela deve ser bem sequinha no corpo e, mais ou menos, 25cm acima do calcanhar. Melhor ainda se for usada com salto”, explica.

  •  

  • Mulheres acima do peso

    Já as gordinhas devem investir em cores escuras – de preferência o tradicional preto –, sobretudo na parte inferior do conjunto. “Caso tenha vontade de colorir o look, experimente acessórios coloridos, como sapatos, bolsas e colares”, indica Lu. A consultora diz ainda que a melhor pedida é usar um salto alto, pois aumentar a altura é uma ótima maneira de aumentar a silhueta e disfarçar o sobrepeso. “E o paletó deve ser abaixo dos quadris, para não criar volume nos culotes”, completa Vanessa.

  •  

  • Mulheres magras e com pernas muito finas

    Se a intenção for disfarçar pernas finas demais, a dica de Vanessa é evitar calças coladas – como skinny e cigarrete – e apostar nos modelos retos. Outra possibilidade é usar uma calça de cor clara, já que os tons claros atribuem volume. “As pantalonas também são uma boa opção e estão em alta. Abuse das overpants!”, sugere Lu.

  •  

  • Outras dicas

    Quem tem muito busto deve procurar modelos que suavizem esse aspecto, como os decotes em V ou ombro a ombro, indica Lu. É preferível evitar o uso do smoking sem camisa por baixo também.

    Vanessa não recomenda o uso de muitos acessórios, já que o smoking deve ser o foco principal da produção. Mas é bacana investir em um brinco elaborado, longo, com pedrarias – ou um pequeno de pérolas. Colares, apenas de estiver bem decotada. E uma carteira de mão ou uma clutch poderosa arrematam o look.

    Fonte: Mulher GNT / Por Mariana Bradford

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan