sábado, dezembro 18, 2010

Ronaldo Fraga: o mineiro que conta histórias em passarelas

ronaldo_01_media1Ronaldo Fraga é conhecido internacionalmente por contar histórias através do universo da moda

Perfil

Nome: Ronaldo Fraga

Esposa: Ivana Neves

Filhos: Ludovico e Graciliano

Cultura brasileira: Não abro mão de que cada roupa minha, cada coleção, cada botão tenha um pouco dessa cultura brasileira que tanto admiro.

A roupa ideal: Não aconselho ninguém a vestir. Aconselho a despir. De muitas coisas, inclusive da roupa. Mas tem uma fala que eu gosto muito “independente da roupa, vai ficar muito melhor em quem for inteligente”.

Trabalho: O seu ofício tem que trazer muito da sua visão de mundo. Não persigo o feio e o bonito. Isso não me interessa e sim o que esse produto traz, o que não é algo palpável.

Como enxerga a própria marca:Nunca pensei numa marca de moda, mas num universo. 

Fonte:Inspiração não é momento. Inspiração é olhar. Você vai olhar e me devolver esse olhar através da roupa.

Tempo para fazer uma coleção:Entre pesquisa e execução, normalmente 3 meses.

Coleção ainda não foi feita: Minhas coleções são histórias e tenho muitas histórias pra contar.

Conselho de carreira: Ter um olhar difuso. Estudante de moda não pode ser viciado em certas fontes de alimentação, muito preso a sites de moda, revistas de moda. O importante é conhecer e dominar a técnica e registrar sua marca de estilo.

Contando a sua história

Já era costume da velha senhora, cega e acamada, acariciar a cabeça dos netos e filhos para saber quem era quem. Quando alguns dos pequeninos se aproximavam, ela dizia: “tenho um presente para você”.  Retirava uma bolacha “Maria” do bolso do pijama, que era oferecida carinhosamente. O biscoito ia acompanhado de uma breve história. Havia sempre um Joaquim, uma Sebastiana, um Vicente e vários tantos que adoravam comer dessa bolacha. Essa seria apenas mais uma simples situação familiar se o neto dessa senhora, que morreu aos 111 anos, não fosse o estilista Ronaldo Fraga.

Foi investigando a própria memória que surgiu a ideia de fazer uma coleção de moda com estampas dessa bolacha. Em 2010, o desenho da guloseima, muito comum nos recreios escolares de quem nasceu na década de 80, saiu das passarelas direto para estampar uma linha de itens da rede de lojas de decoração Tok Stock. Com nomes genuinamente brasileiros, do vestuário a itens decorativos, a coleção traz em cada peça a história do menino com a avó.

Assim como no caso dos biscoitos, as coleções de Ronaldo levam para passarela muito mais que moda e estilo. Revelam história, cultura, diálogo e arte contemporânea. Obras de escritores como Carlos Drummond e Guimarães Rosa, canções como as de Nara Leão, movimentos como os da bailarina alemã Pina Bausch, entre tantos outros universos que encantam o estilista são retratados na passarela. “Quando eu pensei em fazer isso, eu lembro que um professor disse que eu ia morrer de fome porque falar de cultura é uma coisa difícil. Ainda mais cultura associada à moda. É natural eu falar pra você que eu li um livro lindo, um livro maravilhoso, um livro que me emocionou muito. Então, faço isso através do meu ofício que é a moda”, argumenta Fraga.

E não é apenas no cenário fashion que Ronaldo Fraga quebra estereótipos. Casado, pai de dois filhos, o estilista revela no perfil do seu blog que não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo simples fato de saber desenhar. Adolescente na época da Ditadura Militar, ele gostava de participar de protestos (qualquer fosse o motivo) e lia muito sobre política. Jamais planejou seguir carreira no mundo da moda. Começou um trabalho por causa dos seus desenhos e acabou se envolvendo com esse setor. “Quando assustei, eu tinha ganhado um concurso em que o prêmio era uma pós-graduação em Nova Iorque. De lá eu fui pra Londres e depois voltei para o Brasil e participei do Phytoervas Fashion. Só em 2000, quando fiz a produção com a minha marca e vi a roupa saindo com a minha assinatura é que falei: olha, construí uma profissão e nem sabia”, conta.

Com desfiles e exposições nos mais diversos estados brasileiros e no exterior, Ronaldo Fraga é atualmente um dos estilistas mais apreciados no São Paulo Fashion Week, uma das mais importantes semanas de moda do mundo. As roupas da confecção dele são vendidas em duas lojas próprias (uma em São Paulo e outra em Belo Horizonte) e em 30 multimarcas espalhadas em todo Brasil.

Ronaldo Fraga e Belo Horizonte

O estilista poderia morar em qualquer lugar do mundo, mas escolheu viver em Belo Horizonte. Segundo ele, a cidade preserva uma nuance provinciana que muitas metrópoles já perderam. “Aqui você tem tudo o que pode esperar de uma grande cidade: movimentos culturais, design, tecnologia, etc. Mas você tem também aquilo que se caracterizou como coisas de província e que no mundo moderno passou a ter muito valor: desde a relação entre as pessoas até as coisas mais prosaicas, como cheiro das magnólias na Savassi”, descreve. Ronaldo valoriza ainda a localização geográfica de BH e explica que com uma viagem de apenas 40 minutos é possível chegar a lugares onde vivem pessoas que nunca estiveram na capital.

Contrariando os amigos que sempre lhe aconselharam a viver em apartamentos localizados em condomínios fechados, Ronaldo vive numa casa, no bairro Floresta, a dez minutos do centro de BH. E tem um motivo muito específico para criar os filhos ali. “Moro a duas quadras de onde viveu Carlos Drummond de Andrade, de onde morou Guimarães Rosa e, nos fundos da minha casa, passa uma linha de trem. Eu sou o segundo morador de uma casa de 1930. Eu tenho uma jabuticabeira maravilhosa, eu tenho uma amoreira maravilhosa, eu tenho um ipê em casa. Eu preciso de mais?”, comenta sorrindo.

O acolhimento mineiro é também uma das marcas que o belo-horizontino destaca. “Tenho projetos do Recife ao sul do Brasil e as pessoas sempre falam dessa nossa forma de acolher as pessoas. Dizem que sou da terra invejada, onde tudo termina numa mesa, numa cozinha. E isso é real. É uma herança cultural que temos de receber bem as pessoas e facilmente levá-las pra nossa casa”, diz o estilista. Como divide o tempo entre trabalho e família, Ronaldo descreve um dia perfeito como aquele em que acorda cedo para receber amigos ao longo do dia.

Locais preferidos em Belo Horizonte

Pampulha: pelo o que ela tem de história e representatividade no modernismo brasileiro.

Xapuri(restaurante): melhor comida mineira do mundo.

Museu de Artes e Ofícios:baforada de primeiro mundo. É um museu que seduz crianças e pessoas de toda a idade pela beleza do prédio, beleza do acervo, mas principalmente pela história da formação do trabalho em Minas.

Inhotim: lugar único no mundo. Verde e arte contemporânea

Montanhas:lugares onde é possível admirar o entorno de BH, onde as montanhas representam Minas, como Serra da Moeda, Retiro e Nova Lima.

Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/estilo-de-vida/arte-e-cultura/ronaldo-fraga-o-mineiro-que-conta-hist-rias-em-passarelas

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan