terça-feira, maio 31, 2011

"Cortar cutículas é coisa do passado"

Cuidado com as mãos

Unhas bem cuidadas são elemento básico para uma produção impecável, não? De que adianta arrasar no make e nos cabelos se você estiver com as mãos ressecadas e as unhas fracas, quebradiças e sem acabamento? Mas se engana quem pensa que cuidar das unhas é, apenas, passar um lindo esmalte.

Criativa conversou com a diretora da Escola Internacional de Manicures da Mavala, Jennifer Wiles, e descobriu uma série de pontos importantes na hora de cuidar de mãos e unhas. Confira a entrevista, aprenda os cuidados e aproveite!

CRIATIVA - Como devemos cuidar das unhas para que elas se mantenham saudáveis?

JENNIFER WILES - É preciso adotar cuidados básicos como usar creme para as mãos todos os dias e aplicar removedor de cutículas em vez de cortá-las.

CRIATIVA - Tirar a cutícula é prejudicial?

JENNIFER WILES - A cutícula não é apenas mais uma camada sem importância, mas um tecido vivo. Ela tem a função fundamental de proteger as unhas de bactérias, vírus e fungos que estão no ar. Em casos extremos, tirar a cutícula pode afetar a raiz das unhas e causar sua perda. Cortar a cutícula se tornou coisa do passado, pois, hoje, há outros tratamentos possíveis. Além disso, a partir do momento em que você corta, suas cutículas crescem com mais força e ficam maiores.

CRIATIVA - O que se deve fazer em vez de cortar as cutículas?

JENNIFER WILES - É preciso usar um creme hidratante específico para as cutículas todos os dias e, uma vez por semana, passar um removedor com hidróxido de potássio, que retira apenas a parte morta das cutículas e mantém a parte viva protegida.

CRIATIVA - O que se deve fazer para tratar unhas enfraquecidas?

JENNIFER WILES - Você deve usar creme para as cutículas, esfoliante para as mãos e hidratante todos os dias. Produtos para endurecer as unhas devem ser usados uma vez por semana.

CRIATIVA - Alterações nas unhas podem indicar problemas de saúde?

JENNIFER WILES - Sim. Problemas sistêmicos do seu corpo são mostrados pelo estado das suas unhas. O enfraquecimento pode ser sinal de problemas de tireoide, coração, fígado ou até câncer.

CRIATIVA - O uso excessivo de esmalte pode prejudicar a unha?

JENNIFER WILES - Não, isso é um mito! A base da unha está viva e é a única parte que precisa respirar, mas para essa “respiração” não é preciso deixar as unhas limpas. Quando a unha está selada apenas pelo esmalte, os líquidos liberados pela sua base não conseguem evaporar e isso leva à proliferação de fungos. Mas, se você usa a base antes de qualquer esmalte e um finalizador (top coat) por cima, a unha não fica selada e consegue eliminar seus líquidos normalmente. Dessa forma, você pode usar esmaltes o ano todo, sem interrupções.

CRIATIVA - Há cuidados específicos com as unhas no inverno?

JENNIFER WILES - Nesta estação, as mãos ficam mais secas e ásperas. Para resolver estes dois problemas é preciso usar uma máscara que remove as células mortas das mãos e um hidratante noturno protegido por uma luva de plástico. Esses cuidados fortalecem as unhas e mantêm a hidratação da pele.

Fonte: Revista Criativa

VEJA O QUE SUAS UNHAS ESTÃO DIZENDO:

Unhas pálidas, sem cor
Anemia, deficiência de ferro

Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam
Falta de vitamina A, proteínas e cálcio

Unhas que não crescem
Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos

Unhas muito finas e quebradiças
Falta de proteína

Unhas com linhas horizontais e frágeis
Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal

Unhas com pontos brancos
Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.

Unhas com manchas escuras e avermelhadas
Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente

Unhas com manchas amareladas
Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias

Unhas que soltam do  leito
Psoríase ou intoxicação por medicamentos

Unhas com linhas verticais e frágeis
Deficiência de ferro ou anemia

Fonte: Unha Bonita / Por Daniele Honorato

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan