domingo, maio 29, 2011

Como conquistar um estilo próprio de se vestir

Muitas clientes e mesmo amigas minhas vivem se queixando de que não sabem se vestir. Vêem nas revistas e nas festas mulheres bacanas e bem arrumadas, estilosas e bem cuidadas e não se conformam: como o cabelo dela está sempre assim, tão incrível? Como ela consegue estar sempre tão elegante? E onde ela arranjou aquele sapato bárbaro?

Bem, sinto informar que, como quase tudo nessa vida – ter um corpo maravilhoso, terminar o mestrado, conhecer Dostoievski ou Godard – se vestir bem exige tempo e dedicação. Já ouvi que uma das mulheres mais elegantes do Brasil deixou a imperatriz de um país asiático – e mais a comitiva completa – esperando para escovar bem linda a sua franja.

Folclore à parte, juro que aqui não vou fingir que é tudo “facinho”: é preciso um pouco de esforço, senão não rola. Conquistar um estilo próprio exige vontade e determinação. E para que isso tudo não vire uma luta insana, é bom saber as razões que levam a essa decisão. Por que você quer ter um visual diferente? Por que desenvolver um estilo só seu? Para quê se preocupar com roupas e sapatos? Por que você quer mudar?

Uma boa razão

Se no fundo existe um impulso que a motiva a transformar tudo, se você não se identifica mais com o seu visual, se passa o tempo olhando sites de moda, ou vitrines, sonhando que um dia vai se olhar no espelho e sentir-se satisfeita, continue a leitura. Reservei falar um pouco sobre estilo pessoal e dar alguns conselhos que vão ajudá-la a conquistar um visual só seu, uma aparência digna da sua personalidade, que corresponda aos seus ideais e ao seu estilo de vida.

Moda X Estilo

A origem da palavra estilo está na escrita. O estilo á como a letra da pessoa. É o conjunto de características de alguém. Uma qualidade que se constrói e que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Que pode ser conquistada com dedicação.

A moda acontece a partir dos anseios humanos de mudança, mas é gerida por um sistema industrial e pelas necessidades de mercado, portanto não tem nada a ver com você, em particular.

Para se definir um estilo é fundamental se conhecer, se investigar, se analisar. Já para se vestir na moda, é importante observar, se informar, se atualizar.

Para se conhecer é preciso se olhar de verdade. E a gente sabe que isso não é fácil. Encarar defeitos e características com as quais não nos sentimos muito bem não é nada divertido. Mas se você está nessa viagem, prossiga, a jornada vai te trazer recompensas.

“Mood board”: espelho da alma

Antes de chorar na frente do espelho de verdade, tente um exercício que a gente faz como profissional e que vai te deixar bem animada, além de municiar a sua pesquisa de informações valiosas. Crie um painel com seus interesses. Compre umas cartolinas pretas, de papel bonito e vá colecionando imagens de coisas que você gosta: um arranjo de flor, uma cadeira, uma atriz que você acha o máximo, uma foto de um filme e faça uma colagem caprichada, que pode ter pedacinhos de tecido, linhas com cores, pedaços de papel colorido ou brilhante, estampas, tecidos, botões, texturas. Nele você pode colar a imagem de uma jóia, uma paisagem ideal, uma casa de praia, um carro, um ou hotel. É um painel ideal, das coisas que você gostaria de ter ou de fazer. Roupas também valem. Ah! E também comidas. Esse vai ser um tipo de espelho da alma, dos desejos, dos anseios, dos sonhos. É pra ele que você vai olhar quando estiver cansada de procurar um jeans que fique legal.

Espelho, espelho meu

Agora não tem jeito, é preciso analisar seu corpo. Em todas as posições: frente, costas e laterais. Outra coisa que ajuda é olhar fotos suas, com diversos tipos de roupa. Se você tem evitado se fotografar peça para uma pessoa querida filmar ou fotografar você e experimente vários modelos e cores para ver o que fica melhor. Perceba as características de proporção do seu corpo, experimente as cores e veja quais são aquelas que te deixam mais bonita. Vá por mim, se tem alguma peça de roupa que você comprou e que não te enfeita, passe adiante, o desprendimento faz parte do processo. Se é difícil observar os defeitos aproveite e busque suas características mais belas: ombros, braços, cabelos, colo, valorize o que tem de melhor. Se tem alguma característica forte, como altura, ombros largos, coxas fortes, queixo ou nariz proeminentes, faça disso sua marca registrada e tire proveito disso. Estilo tem a ver com segurança, portanto encontre pontos de apoio para sua aparência.

Life style

O próximo passo é examinar suas necessidades, seu estilo de vida. A maior parte de nossa vida a gente passa no trabalho e muitas das nossas necessidades de aparência têm a ver com a carreira, portanto dedique boa parte do seu tempo para analisar seu guarda roupa profissional. Construa uma pequena coleção de trabalho. Se quiser faça colagens, também. Recorte das revistas look legais, que você gostaria de usar. Hoje existem diversos sites com pessoas comuns que mostram seus looks diários.

Pense também nos momentos de lazer: você gosta de sair, ir a festas? Cinema, teatro? Ou gosta de viajar para o sítio, para a praia? Capriche no visual do lazer, não despreze a aparência que você tem para sua família ou amigos: fique linda para eles. Ah! Lingerie, pijamas e roupas de academia também merecem atenção.

Monte um guarda-roupa básico

Vá experimentando suas roupas, separando as que estão feias ou que te deixam feia e elabore uma lista das peças que são necessárias, para quando você for às compras. Tenha sempre em mente que um guarda roupa não pode ter apenas peças espetaculares, mas peças neutras também são desejáveis. Crie uma fórmula básica e brinque em cima dela, dando um toque pessoal. Esse toque vai vir diretamente do seu mood board, das cores e estampas que você selecionou. Das combinações que você criou no seu painel. Gosta de praia? De tranqüilidade? Tons de azul do céu e o neutro da areia podem ser cores boas para você. Prefere a noite e música alta? Tendências fashionistas e extravagantes podem ser seu estilo. Dê um toque especial com acessórios e bijuterias que reproduzam as texturas escolhidas para o painel. Prefere design e arrojo? Vá atrás de peças modernas. Se o seu painel tem paisagens do nordeste, busque bijuterias artesanais de materiais naturais. Fique de olho nas liquidações, mas não se deixe levar pelo impulso. Tá bem, só de vez em quando.

Mantenha-se informada em relação à moda, mas fique firme e fiel ao seu estilo. Saiba que os profissionais criam as tendências baseadas nos estilos de vida das pessoas, então sempre vai haver uma moda para as clássicas, para as novidadeiras, e também para as mais descontraídas ou românticas.Vejam a moda como uma aliada, uma ferramenta para se relacionar com o mundo. Use a moda a seu favor, nunca seja escrava da sua aparência. Construa seu estilo a cada dia e, acima de tudo, divirta-se!

Fonte: Uol Estilo / Por Mariana Rocha

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan