sexta-feira, outubro 28, 2011

Maneiras de controlar seu lado consumista

controle-seu-lado-consumistaO consumismo é um problema que se torna cada dia mais comum na vida de muitas mulheres. Primeiro, vem aquela sensação de que ela precisa comprar inúmeras coisas ou ainda, uma só (geralmente bem cara). Depois, ao chegar em casa, vem a culpa por ter comprado tanto (muitas vezes sem ter como pagar). E por último, o pior: nunca nem usar aquelas coisas que comprou.

Para barrar esse comportamento é preciso adotar algumas atitudes para impedir que a vontade de comprar pareça maior que qualquer outra coisa na vida. Se você acha que já passou da hora de parar de comprar tantas coisas que não precisa, confira nossas dicas e fuja desse inimigo que é o consumismo.

 

5 dicas para deixar de ser consumista

 

1 – Shopping: inimigo n°1

Se você precisa comprar uma roupa ou um sapato, prefira ir a uma loja na rua que venda apenas este tipo de produto que você precisa e leve o dinheiro contado para gastar. Evite ir ao shopping, eles estão sempre recheados de tentações para as consumistas.

Analise: você já se viu na situação de ir ao shopping comprar um batom, que custaria por volta de R$30 e saiu de lá sem o batom, mas com uma bota de R$300? Se isso já aconteceu com você, certamente vai entender esta dica.

Ir a uma loja na rua é um pouco menos pratico, ainda mais se você tiver que comprar duas coisas diferentes. Mas esse é o objetivo. Se você for ao shopping, é mais fácil comprar outros itens além dos que você prefere. Mas indo de loja em loja na rua dá mais trabalho, portanto você ficará com menos vontade de andar ou dirigir até aquela outra loja que não precisa realmente ir.

 

2 – Compras com as amigas

Se suas amigas também são consumistas, ou ainda pior, se elas podem gastar mais do que você pode – evite ir às compras com elas. Ao ver uma de suas amigas comprando uma linda bolsa, você também vai ficar tentada a gastar, mesmo se você tiver outras dez bolsas que não usa no armário. Por isso, quando suas amigas te convidarem para fazer compras com elas, pense duas vezes antes de aceitar se você não quiser gastar ou não quiser passar vontade.

 

3 – Cuidado com a internet

A internet pode te fazer gastar demais. Promoções em sites de compras coletivas, promoções nos sites das lojas que você gosta, enfim, são tantos recursos para fazer você gostar. Evite ficar olhando as vitrines das lojas online tarde da noite, quando você está entediada. Isso pode te levar a comprar muitas coisas desnecessárias. Por isso, só abra um site de loja online se realmente quer (e precisa de) um ou outro produto que está lá.

 

4 – Fuja do leve 2 e pague menos

Essas promoções que oferecem um preço unitário menor quando a compra é em grande quantidade podem parecer muito tentadoras, mas será que você precisa mesmo de tantos itens daquele mesmo produto? Antes de se entregar a essas promoções veja se vale a pena e confira se você vai pagar realmente menos por unidade ou se a propaganda é enganosa.

 

5 – Faça o teste

Por fim, se nenhum dos conselhos deu certo e você acabou dentro da loja cheia de sacolas, você terá que fazer um teste. Pergunte a si mesma: “Será que eu consigo viver sem isso?”.

Provavelmente a resposta será “sim”, neste caso, deixe as sacolas e vá para sua casa fazer outra coisa. Porém, se a resposta foi “não” ou “talvez”, você deve dormir no assunto. Deixe para voltar na loja amanhã. Se a sua necessidade for realmente verdadeira, você voltará no dia seguinte. Caso não seja, é possível que você não volte e deixe de comprar algo que não precisa mesmo.

Seguindo essas recomendações fica mais fácil diminuir pouco a pouco o hábito de consumo exagerado da sua vida. Se acha que é impossível seguir todas as dicas ao mesmo tempo, escolha uma de cada vez e acabe pouco a pouco com o seu consumismo.

Fonte: dicas de mulher

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan