terça-feira, abril 26, 2011

Macacão: a peça do momento!

A moda está experimentando um revival do macacão. Nas passarelas, ele foi o look chave de várias coleções. Em tecidos e cortes diferentes, ele fica no meio termo entre a praticidade e a pegada fashion. Emblema dos embalos dos anos 1970, o macacão era uma das peças mais vistas no concorrido Studio 54. Segundo o portal de moda Stylesight, ele continua forte este ano, tanto em looks de verão quanto de inverno. Confira!

STYLESIGHT

jumpsuitNa medida para o trabalho

Macacões feitos com base de alfaiataria surgiram nos anos 1970 como parte da revolução que tornou a calça fundamental para a mulher que entrava no mercado de trabalho. Defendido por Yves Saint Laurent, ele se tornou uma forma rápida de atingir um look poderoso. Mais simples, os modelos atuais fazem boa parceria com cintos e joias.

STYLESIGHT

Utilitário chic

Historicamente, o macacão nasceu como uniforme de pilotos, mecânicos e soldados e se tornou peça obrigatória para as mulheres trabalhadoras durante a Segunda Guerra Mundial, quando elas substituíram os homens nas fábricas. A aviadora (e musa fashion) Amelia Earhart aderiu ao look nos anos 1930, inspirando designers até hoje. Basta dar uma olhada na proposta da Maison Martin Margiela abaixo.

STYLESIGHT

Macaquinhos

Eles foram a peça mais usada nas praias durante as décadas de 1940 e 1950. Mais tarde, viraram looks infantis. Lançado nos anos 1940 pela designer de sportswear Claire McCardell, eles se tornaram casuais trinta anos depois e viraram peça básica nos anos 1980.  Hoje, são uma alternativa fresh a saias e shorts.

STYLESIGHT

Jardineiras

Outra estrela que veio da Segunda Guerra foi o macacão estilo jardineira, sucesso nos anos 1970. Agora, com tecidos luxuosos, ganhou uma pegada nova. Mas a cintura alta e o gabardine ou couro ainda dão um toque retrô a algumas peças.

STYLESIGHT

Studio 54

Coloridos, exagerados, sexy, eles lembram a era disco. Socialites e celebridades deixavam os vestidos de lado para usar macacões nas noitadas mais fervidas. Hoje, os estilistas estão trazendo esse espírito de volta, com cores brilhantes e propostas para noite.

STYLESIGHT

Decote cruzado

A amarração na nuca surgiu nos anos 1930, como uma proposta da estilista Madeleine Vionnet em um vestido de noite. A ideia virou mania nas roupas de praia dos anos 1930 e 1950. Mais tarde, foi adotada pela casa Halston, com um corte moderno, que caiu sob medida para os macacões. Agora, a sacada volta às passarelas.

STYLESIGHT

Capuz

O capuz deu um novo visual aos macacões atuais. Mas sua origem vem dos anos 1970 e 1980. Foi forte nas coleções de Yves Saint Laurent, inspirado em vestes do Oriente Médio. Halston também aderiu aos capuzes, colocando-os em seus vestidos fluidos de jérsei, enquanto o tunisiano Azzedine Alaïa o tornou sua assinatura, criando vários vestidos de tricô com capuz. Os modelos de hoje trazem capuzes que praticamente emendam num drapeado sobre o busto.

STYLESIGHT

Fonte: ModaSpot.com

1 comentários:

Clariana disse...

Macacão alfaiataria é lindo!

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan