quarta-feira, abril 20, 2011

Óculos de sol: você sabe escolher o modelo certo que combine com seu tipo de rosto e tom de pele?

Usar o óculos de sol certo
requer harmonia com o formato de seu rosto
e com sua personalidade.

Os óculos de sol já se tornaram acessório essencial para a bolsa de qualquer mulher, tanto para proteger os olhos contra danos dos raios UV, quanto para servir de acessório o ano todo. Porém, na hora de comprar óculos de sol, muitas mulheres sentem que alguns formatos simplesmente ficam horríveis em seus rostos.

A primeira regra para evitar os óculos de sol errados é; ele não pode ter o mesmo formato de seu rosto. Se seu rosto é quadrado, passe longe de armações quadradas e retangulares. Se é redondo, passe longe de armações redondas/ovais, e por aí vai.

A escolha dos óculos, no final, sempre vai depender do tipo de estilo que lhe agrada. Porém, saber qual tipo de armação cai melhor no seu formato de rosto é algo que vai ajudar a determinar quais modelos você deve experimentar.

faces_Page_0Para rostos redondos

Com um rosto redondo, é importante adicionar certo equilíbrio ao formato do rosto. Você vai querer deixá-lo um pouco mais comprido do que realmente é, se possível. Portanto, os melhores formatos de armação são aquelas em forma retangular. Armações que são largas ou grossas e lentes em degradê tendem a definir melhor os traços do rosto, deixando-o menos redondo, portanto são uma boa opção. Cores mais clássicas e escuras ajudam a suavizar o rosto.

óculos para rosto quadrado

Para rostos quadrados

Se você possui um rosto quadrado, seu objetivo deve ser suavizar seus traços, já que eles provavelmente são bem fortes e amplos. O formato ideal de óculos seria um que suavizasse suas curvas acentuadas; os de forma oval ou redonda. Armações mais finas são boas para trabalhar com o formato do rosto, mas você pode experimentar várias espessuras para ver o que cai melhor em você. Os modelos clássicos e redondos Jackie O cairiam muito bem.

óculos para rosto oval

Para rostos ovais

Uma das vantagens de ter um rosto oval é que você pode usar praticamente qualquer modelo de óculos de sol, contanto que eles não possuam formato oval. Óculos quadrados e oblíquos são uma ótima opção para esse formato de rosto, mas você pode experimentar qualquer modelo e espessura que desejar.

óculos para rosto triangular forma de coração

Para rostos em forma de coração

Se seu rosto é em forma de coração, seu objetivo principal deve ser suavizar o queixo. Você pode fazer isso dando ênfase aos seus olhos. Óculos de sol em formato oval, cuja armação é plana em cima, e óculos multicoloridos, são conhecidos por trabalhar bem com esse tipo de rosto. Uma boa opção é o estilo aviador. Cuidado: você deve evitar óculos grandes demais (os famosos “oversized”).

óculos para rosto triangular forma de pera

Para rostos em forma de pêra

Também conhecidos como rostos triangulares de base maior, é uma forma bem rara. Esse tipo de rosto precisa de um óculos que aumente a área da testa e diminua o maxilar. Escolha modelos mais chamativos, coloridos e que possuam detalhes na parte de cima da armação, aparentando aumentar a testa. Se você gostar, o tipo “gatinha” pode funcionar.

Já em relação à escolha de cores, opte sempre pelo contraste, ou nas cores curingas: preto e vermelho.

. Loiras: devem evitar cores muito claras, que puxem para a família dos amarelos, como âmbar e tartaruga. “Elas até podem usar, desde que não fique monocromático, pois acaba com a expressão e não valoriza o rosto”.

. Morenas: ficam ótimas com cinza marinho, âmbar, tartaruga, vinho. "Eu particularmente gosto muito do contraste do cabelo escuro com um óculos vermelho".

. Ruivas:

além do preto, combinam com cores mais fechadas como o marrom e o tartaruga fechado. São as únicas exceções em relação ao uso do acessório vermelho: "evitem!", recomenda Francisco.

. Negras: os tons de caramelos são uma ótima pedida. Para aquelas que quiserem usar a peça branca, que dá um supercontraste, ele alerta: "dependendo do modelo de óculos, esse contraste não fica bom. Mas elas podem usar os tons pérola ou marfim, por exemplo, que favorecem bastante".

. Orientais: a grade de cor neste caso é ampla, sem muitas restrições. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado com a parte técnica dos óculos, principalmente com o apoio no nasal: "os óculos têm que ter uma plaquetinha interna para dar o apoio adequado no nariz".

Encontrar o óculos que fica perfeito no seu rosto não é difícil, desde que você já tenha uma idéia do que está procurando. Experimentar é o segredo!

Fonte: Charme Feminino e Chic Gloria Kalil / Por Renata Garcia

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan