quinta-feira, setembro 22, 2011

Lenço de bolso, este clássico da elegância masculina

hora-h-ensina-varias-maneiras-de-usar-o-lenco-masculino-no-bolso-1316211381649_615x300Homens usam lenços desde 2000 antes de Cristo (!). Este acessório atravessou séculos (e milênios) servindo como um dos símbolos de nobreza ou riqueza. Foi somente em 1900 que o lenço se tornou um pouco mais popular, mas não menos elegante, já que era difícil encontrar um homem de terno que não o usasse. Permaneceu com lugar de honra nos bolsos dos paletós até a década de 1960 e depois caiu no esquecimento. Retornou na década de 1980, saiu de cena e agora, com toda a onda retrô, voltou com força. O Hora H desta semana vai te ensinar a usar este acessório para quando você quiser impressionar.

De manhã cedo, o lenço de bolso é visto de forma discreta nos jornalistas Alexandre Garcia e Renato Machado, apresentadores do “Bom Dia Brasil”, telejornal da Rede Globo. À noite, ele volta de forma mais colorida, em Jô Soares. Já na série “Mad Men”, ele é visto como era usado no começo da década de 1960. Estes são alguns bons exemplos para quem procura fontes de inspiração desta moda.

COMO DOBRAR O LENÇO

Existe uma centena de formas de colocar o lenço no paletó, assim como acontece com os nós de gravata, porém, algumas se tornaram mais populares. Neste caso, é uma questão de gosto ou identificação. Há os que preferem o acabamento com uma ponta triangular aparente, outros com duas, alguns com três. O interessante sobre este acessório é que o que aparece é, literalmente, a "ponta do iceberg", não revelando as diversas dobras necessárias para se chegar ao resultado final.

COMBINA COM O QUE?

Sobre as possíveis combinações, a regra mais importante é que o lenço não deve ser igual à gravata; o correto é procurar tons próximos, mas nunca exatos. Os de cor branca, em algodão, linho ou seda, são clássicos e combinam com todas as gravatas. Com o tempo, você pode fazer combinações mais ousadas e brincar com mais cores e texturas.

Até alguns anos atrás, só era possível usar os lenços com terno e gravata, porém com a evolução da moda, eles ganharam ares casuais e são usados com blazer, camisa e sem gravata, só que em cores mais alegres ou estampas mais fortes. Atenção: aqui a dobra deve ser mais solta (menos estruturada e certinha) para que o conjunto fique equilibrado.

No mais, vale experimentar este recurso de elegância à moda antiga. Faça o teste e verá como muita gente vai notar e elogiar o seu estilo.  Afinal, a máxima que diz que a moda masculina é feita de detalhes se torna a mais pura verdade apenas com este pequeno quadrado de pano

Fonte: Estilo.uol / Por Ricardo Oliveros – Hora H

1 comentários:

RuiMC disse...

Eu tenho uma pergunta simples sobre o lenço para casaco.
É necessário que seja um lenço "típico" ou pode ser algo como um daqueles paninhos de limpar os óculos?
Nada de panos de cozinha e guardanapos! xD

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan