Homens usam lenços desde 2000 antes de Cristo (!). Este acessório atravessou séculos (e milênios) servindo como um dos símbolos de nobreza ou riqueza. Foi somente em 1900 que o lenço se tornou um pouco mais popular, mas não menos elegante, já que era difícil encontrar um homem de terno que não o usasse. Permaneceu com lugar de honra nos bolsos dos paletós até a década de 1960 e depois caiu no esquecimento. Retornou na década de 1980, saiu de cena e agora, com toda a onda retrô, voltou com força. O Hora H desta semana vai te ensinar a usar este acessório para quando você quiser impressionar.
De manhã cedo, o lenço de bolso é visto de forma discreta nos jornalistas Alexandre Garcia e Renato Machado, apresentadores do “Bom Dia Brasil”, telejornal da Rede Globo. À noite, ele volta de forma mais colorida, em Jô Soares. Já na série “Mad Men”, ele é visto como era usado no começo da década de 1960. Estes são alguns bons exemplos para quem procura fontes de inspiração desta moda.
COMO DOBRAR O LENÇO
Existe uma centena de formas de colocar o lenço no paletó, assim como acontece com os nós de gravata, porém, algumas se tornaram mais populares. Neste caso, é uma questão de gosto ou identificação. Há os que preferem o acabamento com uma ponta triangular aparente, outros com duas, alguns com três. O interessante sobre este acessório é que o que aparece é, literalmente, a "ponta do iceberg", não revelando as diversas dobras necessárias para se chegar ao resultado final.
COMBINA COM O QUE?
Sobre as possíveis combinações, a regra mais importante é que o lenço não deve ser igual à gravata; o correto é procurar tons próximos, mas nunca exatos. Os de cor branca, em algodão, linho ou seda, são clássicos e combinam com todas as gravatas. Com o tempo, você pode fazer combinações mais ousadas e brincar com mais cores e texturas.
Até alguns anos atrás, só era possível usar os lenços com terno e gravata, porém com a evolução da moda, eles ganharam ares casuais e são usados com blazer, camisa e sem gravata, só que em cores mais alegres ou estampas mais fortes. Atenção: aqui a dobra deve ser mais solta (menos estruturada e certinha) para que o conjunto fique equilibrado.
No mais, vale experimentar este recurso de elegância à moda antiga. Faça o teste e verá como muita gente vai notar e elogiar o seu estilo. Afinal, a máxima que diz que a moda masculina é feita de detalhes se torna a mais pura verdade apenas com este pequeno quadrado de pano
Fonte: Estilo.uol / Por Ricardo Oliveros – Hora H
1 comentários:
Eu tenho uma pergunta simples sobre o lenço para casaco.
É necessário que seja um lenço "típico" ou pode ser algo como um daqueles paninhos de limpar os óculos?
Nada de panos de cozinha e guardanapos! xD
Postar um comentário