sexta-feira, setembro 09, 2011

Interesse do leitor por moda

livros-moda-bienal Alguns dos títulos no segmento de moda que estão expostos na Bienal do Rio (Foto: Divulgação)

Os livros de moda estão ganhando espaço nos catálogos das editoras nacionais. Tanto que a editora Senac resolveu lançar cerca de dez novos títulos na 15ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que vai até o dia 11 deste mês, no Riocentro.

“O mercado está aquecido, como também está em áreas como meio ambiente, relações internacionais e gastronomia. Em moda, o interesse do público está se diversificando, e as pessoas não querem mais só um guia de como se vestir. Elas estão mais informadas, dominando mais o assunto”, observa Isabel Alexandre, coordenadora de prospecção e produção editorial da Editora Senac.

Ao todo, a Senac possui cerca de 60 livros de moda em catalágo. Nos últimos três anos, o selo vem registrando crescimento, chegando a 95,5% entre os anos 2009 e 2010. Em 2011, estão previstos 20 novos títulos de moda, o dobro da média de publicações anuais da editora neste segmento.

Entre as obras que estão sendo lançadas nesta edição da Bienal, estão “Na moda sem erro - Do berço à terceira idade para todas as ocasiões”, de Dinah Bueno Pezzolo, e “Coolhunters - Caçadores de tendências na moda”, de Marta Dominguez Riezu.

Segundo Isabel, a atual oferta de livros da editora vai além do “ensinar a se vestir” e abrange também a área acadêmica e de comportamento. “A moda também passou a ser objeto de estudo de outras áreas, como a de gestão, sociologia, antropologia e história”, lista a coordenadora

Fonte: G1.globo / Por Claudia Silveira

Confira abaixo as sinopses de alguns dos lançamentos:

Chic – um guia de moda e estilo para o século XXI


O livro de Gloria Kalil, que se tornou uma referência no Brasil, ganha versão atualizada com conteúdo revisto e ampliado. Gloria reuniu lições e comentários valiosos para a leitora construir seu estilo pessoal, valorizar os pontos fortes e saber o que vestir em diferentes ocasiões. No novo Chic, alguns capítulos foram reformulados como o Biótipos, para o qual a autora convidou um grupo de mulheres reais para trazer seus problemas com o espelho na hora de escolher as roupas. Outros foram suprimidos, como o Beleza sem bisturi, em seu lugar entram textos sobre o melhor jeito de encarar a passagem do tempo em todas as fases da vida. O livro custa R$ 114,90 e tem 264 páginas.


Como Fazer um Desfile de Moda

O livro mostra como é organizado um desfile de moda, por meio de depoimentos de criadores e demais profissionais que dão vida e forma às apresentações feitas nas passarelas. São discutidos temas como prazos, custos e os caminhos para quem está começando a trilhar nesse universo. Estel Vilaseca também conta um pouco da história dos desfiles, sua origem e suas transformações. Por R$ 55,90.

Na Moda Sem Erro - do berço à terceira idade, para todas as ocasiões
Dinah Bueno Pezzolo elaborou um guia de consulta rápida para o bem vestir, para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. O livro apresenta soluções de acordo com a idade; a construção do estilo pessoal; o uso de produtos de beleza; a montagem do guarda-roupa inteligente. A autora conta ainda qual o traje apropriado para diversas situações, como viagens (incluindo as melhores arrumações de mala), trabalho e eventos sociais (de festas infantis a funerais). Use-o como guia, não como personal stylist. Por R$ 45,90.


Desenho de moda no CorelDRAW X5

O livro de Elá Camarena apresenta instruções passo a passo para desenhar moda no CorelDRAW, com explicações que partem da compreensão de elementos das vestimentas. É ilustrado com as telas do software para auxiliar o aprendizado de cada etapa. Com 280 páginas, custa R$ 44,90.

Coolhunters – Caçadores de tendências na moda


O que é e o que não é cool no século XXI? Quem dita as tendências e quais são suas origens? Quem é o profissional que as descobre? A partir da experiência da autora, Marta Dominguez Riezu, este livro discute como as grandes empresas requerem os serviços desses visionários. O coolhunter deve ser capaz de encontrar uma boa ideia escondida em uma simplicidade cotidiana e estar sempre atento às informações que mais atingem as pessoas, em qualquer meio, sejam as novas tecnologias de consumo, a internet, o movimento juvenil seja a cultura pop. Com 204 páginas, custa R$ 39,90.


Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural
A socióloga Diana Crane trata, entre outros tópicos, dos modelos teóricos que explicam a difusão recíproca de elementos entre a alta cultura e a cultura popular, fala sobre as diferenças entre vanguarda e pós-modernidade e sobre a globalização dos sistemas de recompensas nos mundos de cultura (inclusive o da moda). Crane observa também os impactos das mudanças sociais sobre a criação de moda, em particular quanto ao papel da mulher no mundo cultural da moda, como criadora e como consumidora. Por R$ 59,90.


Alfaiataria – modelagem plana masculina

O livro de Stefania Rosa pretende colaborar com o modelista, responsável por dar forma e concretizar as mudanças da vestimenta masculina para atingir o mercado da moda. O livro se destina a profissionais, estudantes e interessados nessa área, apresentando um método seguro que possibilita qualidade na confecção do vestuário masculino. Com 224 páginas, por R$ 60.


Vitrina: veículo de comunicação e venda

Fátima Lourenço e José Oliveira Sam, docentes da área, apresentam-nos, de maneira cuidadosa e pertinente, seus vastos conhecimentos e conteúdos sobre vitrina. Oferecem informações valiosas, indo da origem do vitrinismo à contemporaneidade, levando em conta questões como a ética, a criatividade, a estética e a práxis. Por R$ 54,90.


Desenho de Fibra – artesanato têxtil no Brasil

Renato Imbroisi, designer e consultor de diversas instituições, começou sua trajetória como artesão na década de 70 e desenvolveu seu método produção de artesanato com design de modo intuitivo, quando foi trabalhar com artesãs do interior de Minas. Depois ampliou sua atuação para todo o Brasil e hoje trabalha também em países da África. Nesse livro, escrito em parceira com a jornalista Maria Emilia Kubrusly, ele apresenta alguns desses projetos, além de mostrar sua metodologia de trabalho incluindo orientações sobre aspectos administrativos, comercial, empreendedor e ambiental. As fotos revelam detalhes, cores e técnicas das peças mais significativas de cada grupo de artesãos. Com 176 páginas, por R$ 70.

Moda, Globalização e Novas Tecnologias


Suzana Avelar faz uma análise abrangente da moda, discutindo seu papel na sociedade de consumo e frente às novas tecnologias. A autora fala sobre a organização atual da moda e suas criações, além de mostrar como as novas tecnologias contribuem para dar um caráter diferente no que diz respeito a novas formas de produção e distribuição. Por R$ 45.


Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX

A obra de Maria Alice Ximenes estuda o corpo feminino – fazendo um o recorte histórico do século XIX –, para analisar como ele vai se modificando ao longo do tempo, influenciado pela cultura, pelas artes e pela dinâmica social. O livro mostra também como a indumentária feminina acompanha esse processo. Custa R$ 39.

Fonte: iG Moda

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