quarta-feira, dezembro 28, 2011

Retrospectiva 2011

Um ano é tempo suficiente para mudar muita coisa no mundo da moda. Por mais que os grandes estilistas apresentem apenas duas novas coleções – outono/inverno e primavera/verão – nas semanas de moda durante esses 365 dias, as tendências tem uma rotatividade muito maior.

O público seleciona a essência de algumas dessas novidades das passarelas e acabam transformando-as em objeto de desejo, queridinho das mulheres por aí. Por isso, a moda se recicla e se renova muitas vezes durante um curto espaço de tempo, mas não é difícil de acompanhar se você escolher o que mais combina com você.

Pode-se dizer que esse ano foi cheio de novidades e lançamentos, mas também teve algumas releituras e inspirações em peças que já fizeram sucesso em outras gerações.

Color Block

color

No começo muita gente torceu o nariz para essa onda de misturar cores fortes. Mas a moda de usar peças minimalistas, com cores sólidas que contrastam, chegou no inverno para quebrar a monotonia da estação e, pelo que parece, vai permanecer até o próximo verão.As mulheres realmente gostaram da combinação, que também está em todas as vitrines de lojas de grife e até das mais populares.

As famosas aderiram à moda para irem a eventos de gala ou até mesmo para dar um passeio durante o dia. Mulheres comuns adaptaram as cores que mais combinam com seus estilos e criaram looks totalmente criativos e com uma característica própria.

O grande segredo do color block – bloco de cores – é misturar cores inusitadas em um mesmo look. Agora vale tudo: roxo com amarelo, vermelho com verde, laranja com azul, tons claros com escuros, para o dia e para a noite, em sobreposição ou não. É só combinar de forma harmônica e estar na moda.

Esmaltes com efeito

Já não tinha mais o que inventar. A cartela de cores de esmaltes foi esgotada e a novidade foi o esmalte com efeito especial. Craquelados, flocados, emborrachados e até holográficos.

Já foi a época em que o esmalte era apenas algo para deixar a unha bonita. Agora ele faz parte da combinação de um look e segue tendências que se renovam na mesma velocidade que as roupas. Agora ele é um dos acessórios mais importantes do visual.

Bastou a Channel lançar o famoso Black Velvet, que deixa a unha com efeito de borracha, para as outras marcas – incluindo as brasileiras – lançarem diferentes outros efeitos. O efeito flocado deixa a unha como se estivesse com pequenos papéis frutacor. Também inventaram aqueles que mudam de cor de acordo com a temperatura do corpo da pessoa. Você sai de casa com uma tonalidade de esmalte e provavelmente volta para casa com uma outra tonalidade. Já o craquelado, que antes era feito com palitinho no próprio esmalte, ganhou uma camada especial. Depois que a unha está feita, é só passar este outro esmalte e em segundos o efeito está pronto.

Há mulheres que preferem o efeito fosco, também conhecido como matte, ou então os holográficos, uma mistura de glitter, cintilante e colorido.

Sandália do tipo Espadrilha

Depois que it girl AlexaChung apareceu por ai usando as sandálias tido espadrilha, elas viraram queridinhas das mulheres no comecinho desta primavera, como um aquecimento para o próximo verão. A sandália com salto tipo Anabela e o solado de cortiça, corda ou palha trançada é uma releitura do modelo dos anos 70 que na época, foi lançado para substituir o chinelo de dedo e dar mais glamour ao visual.

Este ano o modelo foi apresentado nas principais semanas de moda, mas não demorou muito para cair – mais uma vez – no gosto das mulheres.  Aquelas que não são fãs do salto alto também entraram na moda com modelos flat, mas que seguem o mesmo desenho das de plataforma.

A maioria delas, tanto as altas como as baixas, são amarradas no tornozelo e são fechadas na parte dos dedos. Elas passaram ser a opção perfeita para quem quer estar confortável e na moda ao mesmo tempo. As espadrilhas combinam com todas as peças de roupas e acessórios do verão como vestidos longos e curtos, saias, shorts e até calças jeans.

Saia Longa

As mini-saias deixaram de ser preferência e as saias longas voltaram a cair no gosto das mulheres. Há algumas temporadas o modelo virou mania, mas este ano se tornou quase um item indispensável nos guarda-roupas e deve continuar até o próximo verão. A moda “paz e amor” dos anos 70 ganhou um novo conceito e agora serve todos os estilos, do mais minimalista ao mais arrojado. Além de deixarem o look com estilo, elas são muito confortáveis.

Este ano o modelo virou mania entre as fashionistas e com certeza vai permanecer para o ano que vem. Os modelos são os mais diferentes possíveis, com diferentes acabamentos e tecidos. Tem estampado, colorido, com animal print, de uma única cor, de cintura alta, de cintura baixa, de tule, plissada. Existe um modelo diferente para cada hora e da ocasião, é só escolher o que mais te agrada e mais combina com você.
O modelo é chique e deixa qualquer mulher elegante. Até as baixinhas podem usar de uma forma que alongue o corpo e as gordinhas , de uma forma que as deixem com algumas gordurinhas a menos.

Rendas

Esse ano não teve quem literalmente não se rendeu às rendas. Com um charme retrô, a renda apareceu para criar composições bem mais moderninhas. Há alguns anos ela apenas fazia parte de detalhes de roupas ou acessórios, mas em 2011 ela provou que pode compor um look completo.

A renda, um tecido que teve origens nobres,tem tudo a ver com a moda boudoir, inspirada nas lingeries, e pode montar um visual mais sexy, assim como pode ter modelagem mais romântica se combinada com sapato alto e acessórios clássicos. Mas que não faz o tipo sexy ou romântico também se jogou na moda combinando com peças mais rockers como coturnos, jaquetas de couro e aplicações de tachas.

As famosas adoraram desfilar pelo red carpet trabalhadas no rendado com a sobreposição do nude, criando a ilusão de falsa transparência. No último inverno a peça também foi combinada com meia calça, jeans, calças de alfaiataria e casacos. Agora, com a chegada do verão, já está fazendo par perfeito com sandálias e acessórios coloridos.  A renda é uma boa opção para quem quer ser romântica ou ousada na medida certa e já mostrou que pode trazer a feminilidade a qualquer look.

Caveiras

Sem ter passado pelo estereótipo dos editoriais de moda, o ‘caveirismo’ foi e está sendo usado e adorado por muita gente. As caveiras conquistaram um publico muito além de roqueiros e góticos e tomaram conta de bolsas,clutches, jóias, lenços e roupas sem ter um ar macabro. Das mais tradicionais até as com lacinhos, brilhos e corações, as caveiras dão um toque especial a qualquer look.

Na última São Paulo Fashion Week as caveiras não ficaram só por conta de Alexandre Hechcovitch, um dos que adora a estampa. Muitos estilistas levaram diferentes conceitos de como usar o esqueleto para as passarelas da semana de moda. Não demorou muito e essa moda virou uma das queridinhas das fashionistas e das mulheres que querem dar uma caprichada no visual.

Vale lembrar que Alexander McQueen é o pai das caveiras na moda, lançado em 2009.

Listras

Não é que as listras estejam na moda em 2011, a questão é que elas nunca saem da moda. Quem não quer errar sabe que elas são uma das melhores escolhas para manter a elegância e o estilo. A bola da vez é a lista colorida com um padrão mais clássico. A moda pegou depois que Miuccia Prada, a estilista da grife Prada, apresentou a última coleção primavera/verão em Milão com muitas peças no estilo. Mas por aqui e pelo mundo inteiro as fashionistas de plantão já adotaram a tendência antes mesmo da nova estação chegar.

O padrão de listas na vertical foi quebrado. O modelo na horizontal também ganhou novas modelagens – o que agora favorece as gordinhas – e está sendo mais procurado do que tradicional estampa.

Uma das ramificações da moda é a estilo navy, também conhecida como estilo marinheiro. O que antes era tradicional pela mistura de listras azuis, brancas e vermelhas, esse ano ganhou versões com preto, cinza, coral e muitas outras cores, mas sem perder a essência inicial. O estilo fica completo quando combinado com acessórios e sapatos com detalhes em corda e correntes com pingente de âncora e bússola.

Camisa Jeans

As camisas jeans tentaram ganhar espaço no final do ano passado, mas se destacaram esse ano. A peça favorita da virada dos anos 70 para os anos 80 voltou com tudo e é a típica peça que as mulheres ficam loucas para roubar do guarda-roupa masculino. Este ano foi o que literalmente aconteceu.

Depois de uns bons anos sem aparecer, a peça voltou da forma mais versátil possível. Agora a moda é combinar com vestido, saia, aberta, fechada, por dentro ou por fora da calça e até para dar glamour a um look misturado com peças de brilho e paetê. O importante é usar com bom gosto e transformar o jeans em uma peça muito mais chique.

A mistura jeans com jeans também é uma das prediletas. No início a combinação parecia over demais e muita gente tinha medo de testar. Mas bastou famosas e it girls saírem desfilando por ai com suas peças e todo mundo resolveu usar, exercitar a criatividade e usar todas as inspirações.

Pelo que parece, a peça mais democrática do mundo vai se continuar em alta e no closet de homens e mulheres por muito tempo e em todas as estações.

Tricô e crochê

Todo o romantismo voltou depois que o tricô e o crochê começaram a ganhar espaço mais uma vez entre as mulheres. A moda olhou para o passado e as peças artesanais ganharam cara nova e voltaram a ser apostas garantidas.  Elas dominaram as passarelas nacionais e internacionais tanto nas coleções de inverno – casacos, cachecóis, chapéus - quanto nas de verão –vestidos, saias e blusas.

E por falar em verão, o site WGSN – especialista em tendências – apontou o crochê como um das dez peças indispensáveis nessa estação. E claro, já vemos por ai muita gente usando vestidos, saias, calças, coletes e até biquínis feitos do material. Não foi à toa que grifes como Dolce Gabanna apostaram e desenhos super modernos.

Já foi a época em que isso era coisa de vovó. Para a estação mais quente do ano a peça ganhou um toque de sensualidade quando usado com alguma transparência. Mas por ser uma peça mais marcante, o tricô e o crochê não devem permanecer por muito tempo em alta.

Estampas

Esse ano parece que as estampas viraram o novo pretinho básico. A liberty – florais -, que já eram moda no ano passado, se mantiveram em 2011. Mas as referências étnicas e gráficas deram as caras no começo dessa primavera, apesar de serem apresentadas nas coleções outono/inverno só para o próximo ano, e já viraram peças ‘must have’ de todas as mulheres. Nessa hora o minimalismo fica de fora e os tecidos com inspirações na África e em tribos ganham a cena. A proposta apresenta tanto cores fortes como o amarelo, vermelho e laranja, quanto cores mais leves como o nude, o bege e o branco.  Fica o alerta fashion para este verão!

Mas a onça, o leopardo, a zebra a cobra e todos os outros animais não caíram no desgosto. O animal print mostrou que veio para ficar. A estampa se manteve durante todo esse ano e já está inclusa nas novas coleções. Já as estampas geométricas viraram febre no último verão. Queridinhas dos anos 60, desta vez chegaram com cores fortes e uma infinidade de combinações entre acessórios, sapatos e roupas. Sabendo usar, a combinação entre todas essas estampas dá uma cara nova para a produção.

Fonte: Yahoo Por Michelle Kodama, blogueira do Y! Mulher, e Renata Ruiz, do Moda para Usar

0 comentários:

 
Copyright 2009 Ludi Vaz Personal Stylist. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan